História da raíz

Área reservada para a divulgação da história da raíz massanganga de kariolé.

Para saber o incio da raiz massanganga de Cariolé é preciso conhecer a história de vida de seus fundadores, veja mais adiante.

Miguel Arcanjo de Souza ( - 1941) Massanganga de Indú Duxó ou Massaganga de Cariolé do Santo amuraxó. Era um Tat’etu ria mukixi ou Tata Nkisi (babalorixá) do candomblé bantu. Originalmente da nação Angola Tapuiá (extinta por falta de anotações dos antigos) mudou para a nação Angola Musukongo (ou Muxikongo). Dizem que morreu com 81 anos de idade.
Miguel Arcanjo é considerado o primeiro morador do bairro do Beiru em Salvador. Em 1910 comprou uma parte das terras da Fazenda Beiru que pertenceu à família de Hélio Silva Garcia. Estabeleceu um terreiro de candomblé na casa grande da fazenda.

Manoel Rufino de Souza, Rufino do Beiru ou Rufino Bom do Pó era um famoso babalorixá do Candomblé de Salvador, Bahia. Tinha seu terreiro no bairro do Beiru que mudou de nome para Tancredo Neves. O nome Beiru, de origem iorubá, refere-se ao escravo africano Gbeiru que morou na localidade no século XIX

  • O a que se refere o título também chamado de Zorra era preparado com raízes, folhas, e muitos ingredientes próprios para feitiço, a receita só era conhecida pelos mais velhos, não ensinavam para ninguém, muitos babalorixás ficaram famosos por serem Bom no Pó ou Bom de Pó.
Manoel Rufino era filho de santo de Miguel Arcanjo de Xangô que era da nação (Angola Tapuiá - extinta por falta de anotações dos antigos, passando para Angola Musucongo ou Angola Muxigongo), Massanganga de Indú Duxó. Manoel Rufino de Souza, foi o fundador do Asé do Beiru, Ile Asé Tomin Bocun; sua digina era Omin da Samba e, o nome de sua Osún era Oyá Omigilange que, era o nome de Osún Opará. Ele escondia sua idade mas, acreditamos ter mais de 85 anos quando veio a falecer em 1973 [carece de fontes?], por complicações de Diabettes Mellitus, tendo inclusive sofrido amputações. Primeiro, do dedo do pé direito, em seguida, do pé e, finalmente, da perna. Deixou 5 filhos carnais, sendo 2 homens - Roque e Antônio -, e 3 mulheres; entretanto, deixou vários filhos de santo dentre eles: Lídio da Boa Viagem(BA), Walter ti Oxossí(RJ e tantos outros que, respeitosamente, preservam seus ensinamentos diz Guaranho do Bara.

fonte : wikipédia

Tags:

Share:

4 comentários

  1. parabens pelo brilhante trabalho, hoje, estou gratificado por esclarecedoras informações sobre o respeitado e conceituado segmento do candomblé de raiz bantu. é uma pena que muitos irmãos não procuram se informar... mas, proferem tanto o vosso nome... mais uma vez parabens e divulgarei vosso blogger. axé, mojubá bartolomeu, oloye òmò ésù

    ResponderExcluir
  2. O Sr. Rufino veio a falecer em 1983

    ResponderExcluir
  3. corrigindo: 1 9 8 2 Há exatamente 27 anos!!!!

    ResponderExcluir
  4. O sindicato kariolé?
    marceloxdsilva@yahoo.com.br
    Aguardo obrigado

    ResponderExcluir